Projeto Mão na Massa beneficia panificadores de Itabuna

Ajuda e qualificação às panificadoras
Arquivo/Google

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e do Departamento de Vigilância Sanitária, e em parceria com o Sebrae, lançou no Sest/Senat, o Projeto Mão na Massa, que visa a capacitação de empresários do ramo de panificação e garantir produtos de qualidade para os consumidores.

O projeto será executado em etapas durante um período de quatro anos. Os empresários cadastrados e seus funcionários rebeberão informações sobre boas práticas, higiene nos estabelecimentos, além de participação em feiras e conferências sobre o mercado de panificação e confeitaria.  

Com orientação do Sebrae, os empresários também vão participar de oficinas, cursos e consultorias sobre gestão empresarial, formação de preços e venda, registro de marcas, atendimento ao público, processos e inovação e associativismo. Os estabelecimentos participantes que cumprirem todas as ações previstas no Projeto Mão na Massa receberão um selo de qualidade.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Antônio Carlos Carvalho, explica que o projeto vai assegurar vantagens para os empresários. Segundo ele, com a capacitação os panificadores poderão garantir economia entre 20% e 30% na compra de produtos como farinha de trigo e fermento. “Eles receberão orientações, por exemplo, de como se reunir para fazer suas compras em atacado”, afirma Carvalho.

Carvalho destaca que, além dos panificadores e seus funcionários, o Projeto Mão na Massa beneficiará também os consumidores, que poderão comprar produtos de origem conhecida e com preços mais acessíveis. Ele ressalta ainda que o papel da Vigilância Sanitária de Itabuna não é apenas repressor, mas de orientação para que os consumidores com produtos com preços mais baratos.